top of page

ATENÇÃO, telefone oficial do INSS




Para diminuir a fila de espera para as pessoas que estão aguardando a realização de uma perícia médica, o INSS agora vai ligar para os segurados, repito, somente os segurados que estejam aguardando perícia médica para os benefícios por incapacidade (auxílio-doença) por mais de 45 dias.


Portanto o segurado que requereu o auxílio-doença e está aguardando a realização de perícia por mais de 45 dias, poderão receber ligação do INSS para antecipar essa perícia ou fornecer orientações sobre documentos médicos, para que o segurado envie seus documentos médicos através da plataforma meuinss para a análise desses documentos e se evite que o segurado desloque até a agência para a perícia presencial tradicional.


Essa iniciativa do INSS que objetiva diminuir a “fila” de espera para a perícia médica e hoje mais de um milhão de pessoas estão nessa fila é excelente e outras iniciativas proativas seriam muito bem-vindas, se não fosse os riscos de fraldes e golpes que sabemos serem também muito comum no meio virtual.


Por isso nosso único objetivo hoje é alertar o leitor de que antes quando o INSS não realizava nenhuma ação proativa para o enfrentamento dessa demanda e não ligava para os segurados já havia muitos golpes e o meio virtual já era um terreno fértil para os golpistas, agora com a possibilidade de ligações pelo próprio INSS o risco desses golpes será ainda maior, porque do outro lado está o segurado muitas das vezes já fragilizado pelas agruras e contingências que o levaram a requer o benefício.


Agora com a possibilidade de ligações do INSS é preciso muita atenção no momento quando o leitor ou algum familiar receber essa ligação. Para evitar que o leitor caia em algum golpe sugerimos que agende o telefone oficial que o INSS utilizará para realizar essas ligações que é (11) 2135-0135, porque qualquer outro telefone que não seja esse desconfie e deligue o telefone imediatamente, sem necessidade de nenhuma satisfação ao interlocutor, porque sendo o número diferente do informado, posso afirmar que o leitor estará em vias de cair em mais um golpe virtual.


Outro ponto muito importante que o leitor deve ficar atendo é que mesmo com essa iniciativa do INSS de ligar para os segurados para diminuir a “fila” dos benefícios por incapacidade (auxílio-doença), mesmo assim o INSS não vai pedir documentos de identidade, CPF, não vai pedir que o segurado de identifique e principalmente que aponte a câmera do celular para autenticação facial, porque o INSS já possui todos os dados do segurado.


Se o leitor no momento da ligação, tiver qualquer dúvida sobre a procedência dessa ligação, sugerimos que desligue o telefone e evite um mal maior e depois ligue novamente para o telefone 135 que é o canal oficial do INSS e dê continuidade ao seu atendimento e tire suas dúvidas de forma segura.


Resumindo, quer segurança evitar fraude, agende este telefone do INSS (11) 2135-0135 na agenda do celular. Porque se em algum momento o leitor receber uma ligação do INSS necessariamente será deste telefone, sendo outro deligue e evite fraudes.



Sérgio Henrique Resende

Advogado

Especialista em Direito da Seguridade Social


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page